Servidores da Câmara Municipal de Urucuia/MG realizam curso de qualificação sobre o eSocial em Paracatu - MG nos dias 10 e 11 de maio de 2018.

por Gean Rodrigues Lima publicado 18/05/2018 10h30, última modificação 04/11/2020 10h32

Os servidores da Câmara Municipal de Urucuia-MG, Gislene Ramos Resende(Secretária Executiva), Elisângela de Souza Prado(Controladora Interna), Gean Rodrigues Lima(Auxiliar Administrativo) e Tiago Nunes Barreira(Motorista), participaram do curso “ESocial – Gestão de Pessoas e Implantação do eSocial na Administração Pública Municipal” realizado na Associação dos Municípios do Noroeste de Minas - AMNOR, em Paracatu-MG nos dias 10 e 11/05/2018.

O curso foi ministrado pelo Prof. Milton Mendes Botelho e pelo Dr. Jefferson Santos que trataram de diversos assuntos voltados ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.Instituído   em 11 de dezembro 2014 pelo decreto 8.373, o eSocial segue um cronograma e prevê em janeiro de 2019 o início de sua implementação na Administração pública. Este sistema vem trazendo diversas obrigações e prazos que se não cumpridos resultará em penalidades, por isso há uma grande preocupação por parte dos Órgãos públicos de se prepararem para cumprir as exigências do eSocial, que é uma ferramenta que traz consigo diversos benefícios, entre eles maior transparência, segurança jurídica, e maior controle sobre o sistema previdenciário brasileiro.